Para que a vida útil das portas de armários e roupeiros seja prolongada, é essencial que você utilize uma ferramenta simples, barata e eficiente: os amortecedores. Ao longo da vida útil do móvel, o impacto do abre e fecha constante, acaba trazendo tanto problemas na qualidade das portas quanto na segurança de quem as utiliza. Ou seja, é uma peça que fará toda a diferença.

Os móveis que não possuem esse utensílio, exigem uma atenção redobrada no seu fechamento, pois além de causar barulho, pode danificar o material e causar acidentes com os dedos do usuário.

Para evitar esse tipo de problema, existem disponíveis algumas opções de amortecedores que deixarão o ato de fechar as portas mais leve, prático e seguro. E dessa forma, você não vai precisar mais segurá-las.

Como os amortecedores funcionam

Geralmente muito resistentes, eles contam com um pistão pneumático na sua estrutura interna. É exatamente essa peça que garante o movimento suave e preciso nas portas.

As dobradiças geralmente tem 90 graus de angulação fechada, abrindo de 95 a 110 graus. Porém alguns projetos demandam aplicações especiais de ângulos, para o máximo aproveitamento do espaço e da funcionalidade do móvel e do ambiente.

Utilize dobradiças com amortecedor de uma empresa de confiabilidade, e assim, você conta com a garantia de ótimo custo-benefício, elimina o risco de acidentes e aumenta a vida útil dos seus móveis.

Deixamos aqui como sugestão o uso da dobradiça 107º Clip da Blum. Um modelo que permite a adaptação da peça com o uso de um amortecedor. De modo prático, é possível plugar o amortecedor à dobradiça do móvel que você já possui na sua casa! E se você só tiver o modelo de dobradiça reta? Também é possível fazer essa adaptação? Sim! É só fazer o ajuste e pronto!

Tenha atenção a qualidade da peça

No que se refere a qualidade das dobradiças, algumas marcas possuem um sistema de pistão inferior ou são fabricadas em um latão mais fino, com menos densidade ou com um metal menos nobre, o que pode ocasionar em uma oxidação prematura. Conversamos com Jean Carlos Cé, diretor da Móveis Cé e que possui mais de 20 anos de experiência no setor.

Na Móveis Cé utilizamos em todos os móveis uma linha de acessórios da Blum. Uma dobradiça onde o amortecedor é acoplado, ou seja, uma peça adicional. Porém, ainda existem no mercado as peças onde o amortecedor já vem integrado. Essa peça pode ser um pouquinho mais cara e possui a opção de ativar ou não o amortecimento. Você pode dar mais ou menos pressão no amortecimento suave”, diz.

A dobradiça de caneco é a peça mais comumente usada em móveis. Várias marcas fabricam essa dobradiça com o sistema de amortecimento, que pode ser com mola, sem mola ou com mola invertida, todos esses sistemas têm o objetivo de dar um fechamento mais suave para as portas do seu móvel.

O tipo sem mola ou de mola invertida, são usados basicamente para sistemas de abertura por toque e, normalmente, a dobradiça abre de 100 a 110 graus quando toda aberta no final do curso.

Agora que você já conheceu um pouquinho mais sobre dobradiças e os seus amortecedores, que tal começar a planejar o seu móvel com esse tipo de sistema? Confira nossos excelentes projetos e entre em contato conosco!