A indústria moveleira tem crescido muito e com ela o advento de novas máquinas que tem colaborado cada vez mais para a minimização dos acidentes de trabalho.

É bem verdade que muitos marceneiros ou operadores de máquina já passaram por sustos dos mais leves até os mais graves. Isso pode ocorrer por vários fatores, que podem incluir: desatenção do operador, falta de experiência no uso da máquina ou más condições de trabalho.

Em 8 de junho de 1978, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou a norma regulamentadora número 12, ou NR12, que tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Resumidamente, a norma exige que sejam consideradas as proteções coletivas, proteções individuais e organização do trabalho.

Nossos cuidados

Na Móveis Cé contamos com máquinas de grande porte, já adequadas a NR12. Em sua maioria, essas máquinas vêm adequadas a normativa desde o fabricante. De qualquer maneira, alguns equipamentos antigos são necessários para realizar serviços específicos. Esses, por sua vez, passam por rigorosa avaliação da equipe técnica para que sejam devidamente ajustados de acordo com a normativa. O ajuste pode incluir quadro elétrico, carenagens de proteção e dispositivos de segurança.

Além das condições relacionadas às máquinas, temos as condições relacionadas aos operadores. É de suma importância o uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual). Esses equipamentos, em sua maioria, são: óculos, protetor auricular, bota com biqueira de aço, entre outros. O uniforme também é importante, tendo em vista que deve-se evitar roupas largas e/ou acessórios. A distração ao celular também deve ser evitada, ou mesmo proibida, dependendo da periculosidade da operação.

Conclusão

A marcenaria, com certeza, é o lugar certo para deixar a criatividade fluir. Criar boas condições de trabalho torna o ambiente seguro e amigável. Na Móveis Cé, nos preocupamos com cada detalhe do nosso espaço fabril de forma que o processo seja organizado, eficiente e limpo!

Jean Carlos Cé
CEO