Móveis planejados coloridos: dicas para acertar na decoração
Já falamos aqui no blog sobre alguns tipos de acabamento que trazem mais cor aos ambientes, hoje reunimos algumas dicas que vão ajudar você a escolher móveis planejados coloridos, de acordo com seu estilo.
Preciso pensar nas mesmas cores para o projeto inteiro?
Se você está começando a pensar no projeto de móveis planejados para sua casa, vale a pena conversar com profissionais que possam avaliar seu perfil, junto com os das outras pessoas que convivem no local, se houver, para assim conseguirem chegar numa harmonia entre os ambientes.
Claro que você não precisa usar as mesmas cores na sala, banheiro e outros ambientes, mas é importante que o projeto de móveis planejados coloridos seja pensado como um todo, considerando os elementos que vão compor os ambientes.
Contrastar os móveis planejados coloridos com o piso do ambiente
A cor do piso dos ambientes pode ser um ponto de partida para orientar a escolha das cores dos móveis planejados.
No caso de pisos mais escuros, os móveis devem seguir um padrão de cores mais claras, se o piso é claro, deve-se utilizar acabamentos e detalhes mais escuros nos móveis, contrastando com o piso.
Dessa forma você terá móveis planejados coloridos que irão integrar os elementos, sem deixar de destacar cada um deles.
Utilizar as cores para separar os ambientes
Hoje em dia é muito comum que os imóveis tenham ambientes abertos e integrados. Nesses casos é importante pensar que as cores podem funcionar como uma delimitação de espaços, mas sempre de forma harmoniosa.
Você pode apostar em várias cores diferentes, que podem ou não incluir os móveis planejados.
Uma parede ou um sofá com uma cor diferente podem ser suficientes para fazer essa separação, assim os móveis planejados coloridos podem ser pensados com cores mais suaves e neutras.
Tipos de acabamentos para o projeto de móveis planejados coloridos
Laminados de baixa e alta pressão
A cor desses acabamentos é aplicado por meio de um papel decorativo que é fundido à madeira.
No caso do laminado de baixa pressão, o material apresenta menor resistência, por isso é mais utilizado nas partes internas dos móveis, como laterais e fundos de prateleiras, já o laminado de alta pressão é mais resistente, podendo ser utilizado em áreas que possuem maior contato e atritos.
Versatilidade do vidro
O acabamento em vidro colorido pode ser utilizado em portas, laterais e superfícies, mesmo as que são expostas a maior contato e sobreposições.
O vidro traz mais elegância e proteção às superfícies, além de permitir a rápida visualização de objetos, no caso de portas e proporcionar mais facilidade na limpeza. São oferecidos em diferentes cores e estampas e trazem um ar mais modernos aos móveis.
Sofisticação da laca
Para trazer mais cor a laca é um acabamento muito utilizado desde a década de 70. Traz sofisticação e pode ter acabamento brilhante ou fosco. É um material que requer mais cuidado, por conta de sua fragilidade, se comparada aos padrões de madeira, por isso vale a pena escolher locais pontuais, para agregar valor a decoração do ambiente.
Mais brilho com o metacrilato
Esse acabamento traz alto-brilho aos móveis, se assemelha aos acabamentos em laca ou vidro. É fácil de limpar, pode ser polido para aumentar seu brilho, além de não manchar e não perder a cor.
Com essas dicas, ficou mais fácil pensar no seu projeto? Nós, da Móveis Cé, podemos te ajudar a escolher os acabamentos e detalhes de acordo com suas expectativas e perfil, fale conosco!