Um dos motivos para a cozinha rústica fazer tanto sucesso aqui no Brasil, é a sua relação com os objetos do campo. Algumas pessoas até associam isso com a sua infância, pois os materiais campestres denotam um tempo mais simples e de carinho entre a família. Por esse motivo, é possível experimentar uma sensação de nostalgia ao entrar em cômodos com esta decoração. Afinal, quem não gostaria de morar em um ambiente tão afetuoso e que faz lembrar daquela receita de pão de queijo da vovó?

O desafio, no entanto, é integrar os elementos campestres com a tecnologia atual, como depuradores de cozinha, por exemplo. Fique atento às dicas para saber como conciliar esses elementos, que denotam antiguidade, mas com uma tecnologia de móveis planejados de ponta.

O que fazer primeiro?

É comum que o fato de a decoração da cozinha rústica precisar remeter à simplicidade, acabe confundindo algumas pessoas: é possível investir em materiais de qualidade e com uma empresa qualificada para o serviço!

Portanto, o primeiro passo é procurar uma empresa especialista em móveis planejados, ela saberá como fazer o planejamento adequado para integrar todos os espaços de maneira natural e funcional, levando em conta as suas necessidades. Portanto, conte com a Móveis Cé!

Quais materiais posso usar?

Para não ter erro na hora de escolher os materiais para sua cozinha rústica, é só seguir a regra de materiais que podem ser encontrados na natureza: barro, pedra, madeira e ferro. Assim, já fica fácil escolher seus móveis. Se você pensou em tijolos de barro aparentes, você acertou!

A parede é o lugar mais escolhido para apresentar essa característica, mas você também pode utilizar tijolos aparentes em uma lareira, por exemplo, ou em algum outro móvel indicado pela empresa de móveis planejados. Uma dica é procurar muitas referências e apresentá-las para a empresa, ela saberá como organizar as ideias e desenvolver um projeto eficiente, adequando à sua necessidade.

A madeira possui uma grande versatilidade, uma vez que é possível encontrá-la em vários tipos. As mais queridinhas são a madeira de demolição e a madeira crua. Além disso, é preciso ter em mente os cuidados que devem ser tomados. Por ser um material orgânico, pode sofrer alterações mais facilmente quando está em contato com a água. A boa notícia é que já existem soluções para isso no mercado, como produtos específicos para tratamento da madeira. Se tratam de fungicidas, que também podem dar cor ao material.

Assim como a madeira, o ferro também precisa passar por um tratamento para se tornar mais resistente. Por isso, confie em uma boa empresa moveleira para deixar o material livre de corrosões. Também é recomendado que a bancada da pia tenha um afastamento de, pelo menos, dois centímetros do móvel. É uma maneira de evitar que a água da torneira chegue até a madeira do móvel que fica abaixo da pia. Por isso, também recomendamos o uso de bancada de mármore, nesses casos. A combinação dos dois materiais continuam conferindo um aspecto mais campestre à sua cozinha rústica.

Com materiais de qualidade à disposição, já é possível pensar em como fazer a distribuição dos móveis e dos tipos de materiais. Um cuidado muito importante é o equilíbrio na proporção de cada material, nem todos os móveis precisam ser do mesmo tipo para conversar entre si; é possível intercalar madeira e ferro, por exemplo.

Objetos de decoração

Com os objetos certos, você esquecerá que está morando na cidade, e conseguirá trazer um pouco dos elementos do campo para a sua cozinha rústica.

A madeira crua é muito utilizada para as bancadas da cozinha, assim como nos armários e mesas. Porém, não é recomendada sua utilização nas bancadas de cocção, por se tratar de um material poroso.

No entanto, algumas pessoas decidem construir uma cozinha rústica logo após comprar móveis novos. Isso não precisa ser um problema, com a ajuda de profissionais é possível fazer com que eles se integrem ao ambiente.

Armários

Se você está realmente empenhado em deixar sua cozinha rústica parecida com as cozinhas do campo, uma das dicas é não colocar as portas nos armários. Mas, é claro, isso exigirá um pouco mais de organização e cuidado.

Outra alternativa é ousar no uso de prateleiras, elas podem ficar acima da bancada e podem ser tanto de materiais porosos, como madeira. Também podem ter um aspecto mais metalizado, conferindo um ar industrial à cozinha rústica.

Caso ainda prefira armários com portas, é possível usar portas de vidro para intensificar a decoração mais rústica.

Pisos

Muito utilizada, a técnica do cimento queimado tem conquistado a todos que a descobrem. Ela pode ser usada tanto nos pisos como nas paredes, contribuindo ainda mais com um ambiente rústico.

Pode-se usar essa técnica para integrar eletrodomésticos mais industriais com os móveis planejados rústicos. Assim, não há perigo de ocorrer a sensação de que alguma coisa está fora do lugar na sua cozinha rústica.

Gostou das nossas dicas? Com a ajuda de uma equipe especializada, é muito fácil deixar sua cozinha como você sempre quis, unindo o moderno às suas lembranças do campo. Esse estilo pode denotar simplicidade, mas você deve contar com quem entende de móveis planejados para não perder dinheiro investido em materiais que precisam de um tratamento especializado. Conte com a gente!